TCE-MT disponibiliza a outros Tribunais ferramenta para auditorias nos investimentos dos RPPSs

As ferramentas eletrônicas desenvolvidas pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso que envolvem cruzamento de dados com tecnologia de Buisiness Intelligence, foram disponibilizadas à outros Tribunais de Contas do Brasil com objetivo de facilitar as auditorias nos investimentos realizados pelos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS).

A ferramenta já é utilizada pela Secretaria de Controle Externo de Atos de admissão de Pessoal e RPPS do TCE-MT e foi apresentada aos participantes da auditoria coordenada pelo Tribunal de Contas da União sobre os Regimes Próprios de Previdência Social . Assim, 27 Tribunais de Contas já estão com o acesso aos sistemas de análise de investimentos utilizados pelo TCE-MT.

Os recursos alocados nos RPPS destinados aos pagamentos de benefícios previdenciários são investidos no mercado financeiro, na busca por rentabilidades que auxiliem o cumprimento das obrigações futuras. Dentre as normas que disciplinam a matéria, destaca-se a Resolução nº 3.922/2010 do Conselho Monetário Nacional, a qual estabelece limites para as aplicações de acordo com a classificação de cada investimento.

No âmbito do Estado de Mato Grosso, os recursos investidos pelos RPPS Municipais e Estadual atingiram o montante de R$ 1.631.956.792,23 no final de 2015. O TCE-MT tem se empanhado na sistematização do controle desses investimentos, utilizando ferramentas avançadas de mapeamento, monitoramento e avaliação das operações, a exemplo dos percentuais de aplicação em cada modalidade de aplicação.





 
Segundo o secretário de Controle Externo de Atos de Pessoal e RPPS do TCE-MT, Francis Bortoluzzi, é preciso que os gestores atentem-se sobre as características dos Fundos de Investimento, a fim de que não invistam em aplicações que denotam riscos atípicos, ou seja, aplicações com riscos que expõem de forma desnecessária os recursos dos RPPSs.