CFC realiza nesta quinta-feira capacitação em contabilidade eleitoral

Evento nacional ocorre em Brasília e vai reunir participantes de todo o Brasil

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) vai realizar, nesta quinta-feira (16), na sede do Conselho, o Seminário Nacional de Qualificação de Multiplicadores, com o temaFinanciamento de Campanha e Prestação de Contas de Candidatos e Partidos Políticos para as Eleições 2016. O Seminário é aberto ao público e abordará, de maneira didática, como realizar a prestação de contas de uma campanha.

O evento é o primeiro de uma série que pretende capacitar 30 mil profissionais da contabilidade para atuar no processo eleitoral deste ano.

A partir das Eleições 2016, as empresas não poderão mais financiar campanhas eleitorais e as doações feitas por pessoas físicas não podem ser superiores a 10% dos rendimentos brutos do ano anterior. O objetivo é tornar as campanhas mais baratas e combater a corrupção. Há, no entanto, o temor de que aumente o uso de recursos não declarados, o Caixa Dois.

Com o intuito de enfrentar esse problema, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) criou uma série de iniciativas para informar o cidadão sobre as regras das eleições e incentivar o controle social. O CFC se soma e esse esforço e, em parceria com o tribunal vai realizar eventos para capacitar a população em todo o Brasil. “A democracia é exercida não apenas no voto, mas na fiscalização também. Para que isso ocorra, é necessário que a população conheça bem as regras para que possa acompanhar se os candidatos no seu município estão seguindo as determinações da Justiça”, afirma o vice-presidente de Política Institucional do CFC, Joaquim Bezerra. Após o seminário nacional, serão realizados seminários nos 26 estados e no Distrito Federal.

Durante o evento ocorrerá o lançamento de um ebook com informações sobre como realizar a prestação de contas das eleições. A publicação foi realizada pela comissão de trabalho instituída pelo CFC para tratar das Prestações de Contas das Eleições Municipais 2016. Integram a comissão, especialistas em contabilidade eleitoral, representantes do Conselho e do TSE. “O objetivo da cartilha eletrônica é ampliar o alcance das informações sobre o processo eleitoral e reforçar a importância do controle social”, afirma Bezerra, que também é coordenador do grupo.

O seminário ocorre durante todo o dia, no auditório do CFC, em Brasília, e conta com  cerca de 200 inscritos. “Convidamos todos os partidos políticos e representantes de todos os Conselhos Regionais de Contabilidade. Estamos empenhados em garantir que todos os setores envolvidos no processo eleitoral participem do seminário”, afirma Bezerra.