CNM e Conaci se reunem para discutir ações conjuntas para consórcios públicos intermunicipais

Representantes da Confederação Nacional de Municípios (CNM) se reuniram na manhã desta terça-feira, 14 de junho, com a superintendente do Conselho Nacional de Consórcios Intermunicipais (Conaci), Mônica Loureiro. As entidades se comprometeram em traçar uma pauta de ações conjuntas para fortalecimento dos consórcios públicos.

“Precisamos mais do que nunca fortalecer os consórcios, que trazem muitas melhorias para a gestão municipal. Por que ter esforços dispersos se podemos juntar forças?”, questionou o consultor da CNM Ângelo Roncalli. “O objetivo é o mesmo: o fortalecimento dos Municípios”, completou.

“Dentro dessa ideia de aproximação da CNM e do Conaci, acho fundamental a discussão de ideias em conjunto com os diretores das entidades”, disse a coordenaradora da área técnica desta Confederação, Luciane Pacheco.

Plano de trabalho

As entidades se comprometeram em executar um plano de trabalho, composto por ações que cada um pode oferecer em prol dos consórcios intermunicipais. As ideias deverão ser validadas e, com isso, concluídas em uma agenda comum em 12 de julho, dia que antecede o III Congresso Brasileiro de Consórcios Intermunicipais. O evento é organizado pelo Conaci, em Nova Friburgo, nos dias 13 e 14 de julho.

A união de forças entre os interessados no fortalecimento dos consórcios vem de antes e deverá ser de vez estabelecida, com o referido plano de trabalho, durante o Congresso. Na Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, em maio deste ano, foi pensado o Núcleo de Consórcios da CNM, para agregar entidades e representantes no alinhamento pró-consórcio. O diálogo com o Conaci é um dos resultados dessa iniiativa. “Precisamos juntar esforços dentro dos consórcios justamente porque vocês, por exemplo, tem o que não temos, como estrutura, levantamentos. E nós, temos expertise”, disse Mônica.

O Plano de trabalho procurará, então, definir quais são as pautas primoridiais e qual entidade se responsabilizará para a execução delas.

Também aproveitou-se para discutir demais itens que envolvem as ações da CNM para desenvolvimento de consórcios, como a participação de palestrantes da CNM no Congresso, as articulações desta Confederação no Congresso Nacional, o legislação dos consórcios e a prestação de contas em Tribunais de Contas Estaduais.