Gestores municipais podem participar do Concurso Governarte: A Arte do Bom Governo

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) convida os gestores municipais a participarem do Concurso Governarte: A Arte do Bom Governo - “Prêmio Eduardo Campos”. A premiação é promovida pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a inscrição é gratuita.

A finalidade da premiação é identificar, premiar, documentar e difundir experiências inovadoras de gestão pública em governos subnacionais, como Estados, províncias, departamentos, Municípios ou outras denominações equivalentes, da região da América Latina e Caribe.

Os objetivos do concurso são:

• identificar e premiar experiências inovadoras em gestão pública para fomentar a criatividade e as iniciativas que busquem melhorar os serviços para os cidadãos;

• documentar e difundir essas inovações para promover a pauta de modernização do estado na ALC a fim de obter governos eficazes, eficientes e abertos; e

• facilitar a cooperação entre governos subnacionais, aprofundando o conhecimento de experiências inovadoras em gestão pública e expandindo sua difusão entre atores interessados.

Histórico de premiações

Nas três primeiras edições foram reconhecidas quinze iniciativas inovadoras. Em 2013, foram premiadas iniciativas que melhoraram a gestão dos serviços públicos para cidadãos e empresas e segurança pública em cinco estados do México, Brasil e Argentina.

Em 2014, foram reconhecidas quatro iniciativas que ampliaram o acesso de populações vulneráveis a serviços públicos por meio de ferramentas digitais em Estados e Municípios do Brasil, Colômbia e México.

Já em 2015, foram premiadas cinco iniciativas executadas por governos municipais em duas categorias. A primeira categoria premiou iniciativas de dois Municípios brasileiros que usaram dados em massa para melhorar os serviços públicos e a segunda contemplou iniciativas destinadas a reduzir a lacuna de identidade jurídica e a modernização de registros civis executadas por municípios do Equador, Guatemala e Venezuela.

Nesta edição

Na quarta edição do Governarte, o prêmio será concedido às 2 melhores iniciativas implementadas posteriormente ao dia 1.º de janeiro de 2012 por governos de segundo (Estados, províncias, departamentos, regiões e outras denominações) e terceiro níveis administrativos (Municípios e outras denominações) em cada uma das seguintes categorias:

• prevenção e controle da violência contra as mulheres;

• liderança e participação cidadã da mulher; e

• segurança no trânsito em ação: práticas inovadoras em transporte, segurança no trânsito e mobilidade.

As candidaturas poderão ser apresentadas na plataforma do BID até o dia 14 de outubro de 2016 (o prazo para a categoria segurança no trânsito em ação é 5 de setembro de 2016).

Participe: http://www.iadb.org/es/temas/gobierno/gobernartesys/premio-gobernarte-el-arte-del-buen-gobierno,9734.html