CNM apresenta diagnóstico sobre sistemas de informações gerenciais em Congresso Internacional

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) participou do painel Contabilidade, Informação de Custo e Qualidade do Gasto da Perspectiva Municipal, no VI Congresso Internacional de Contabilidade, Custos e Qualidade do Gasto no Setor Público. O evento foi realizado em Natal (RN), no último dia 21 de outubro. 

Na ocasião, foram apresentados os resultados da pesquisa Diagnóstico sobre a estrutura e utilização dos sistemas de informações contábeis e gerenciais municipais. Ela foi promovida pela entidade, com 234 Municípios, durante o mês de outubro de 2016.

Foram dez perguntas, avaliando desde as dificuldades encontradas pelos Municípios na implantação do plano de implantação de Procedimentos Contábeis Patrimoniais (PIPCP) e a adoção do plano de contas aplicado ao setor público (PCasp), até os desafios encontrados para a implantação do Sistema de Informações de Custos (SIC) e de outros sistemas gerenciais pelas Prefeituras.

Resultados da Pesquisa
Os achados do estudo permitiram inferir que os Municípios ainda estão com dificuldades em estruturar os seus sistemas de informações contábeis e gerenciais, inclusive, 30% dos respondentes ainda não conseguiram nem implantar o PCasp. Também, menos da metade dos procedimentos definidos pelo PIPCP foram implementados, cujo problema maior está relacionado à falta de pessoal qualificado. 

Um ponto positivo é que os gestores municipais já conseguem intuir que as informações contábeis e gerenciais podem auxiliar no processo decisório e contribuir para uma melhor gestão das contas Municipais.