Aumento de repasse extra do FPM é destacado pelos prefeitos no Seminário Novo Gestores

O aumento da arrecadação por meio do repasse extra do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) foi abordado pelos gestores da Região Sul nesta segunda-feira, 7 de novembro. Os prefeitos reforçaram o pedido de reajuste do percentual de 1% do FPM que é repassado em julho para os Municípios.

A expectativa dos gestores é de que esse tema seja abordado nesta semana no Seminário Novos Gestores, promovido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM). O prefeito catarinense de Petrolândia, Joel Longen, disse que a União precisa rever a difícil situação financeira dos Municípios. “Espero que o governo federal faça, pelo menos, a atualização do repasse extra do FPM. Pelo que sei a projeção para 2017 vai ficar a mesma de 2016. Então, a gente vai perder de novo? Daqui a pouco a gente não consegue mais sobreviver”, desabafou.

O prefeito de São José da Boa Vista, no Paraná, Pedro Sérgio Kronéis, também defendeu o aumento do repasse extra do FPM para viabilizar a gestão na sua cidade. “Nós temos aquela briga antiga dos 2% que acabou sendo concedido 1%. Espero que essa diferença seja renegociada com o presidente da República”, disse.

O Seminário Novos Gestores com os prefeitos eleitos e reeleitos da Região Sul vai até a próxima quarta-feira, 9 de novembro. No mesmo dia, a CNM também recebe os vencedores das eleições municipais da Região Nordeste. Eles participam do evento até o dia 11 de novembro.