A importância da transparência na gestão municipal

“Hoje transparência não é opção, transparência é regra. A falta dela pode comprometer a sua administração. Ser transparente é parte da sua gestão”, enfatizou o Auditor Federal de Finanças e Controle da Controladoria Geral da União, Romualdo dos Santos durante o painel III, nesta quarta (07/12), sobre Transparência nas Contas Públicas Municipais no 5º Encontro de Prefeitos Eleitos e Reeleitos que a UPB esta realizando em Guarajuba.

 

Romualdo afirmou ainda que, “a sociedade busca informação além de números, não querem saber só quanto foi gasto, mas sim como gastou. Temos que nos preocupar não apenas em divulgar a informação, mas sim com a qualidade da informação divulgada”.

Presente no debate o Presidente do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE), Conselheiro Inaldo da Paixão alertou os prefeitos que descumprirem a lei da transparência em suas cidades poderão ser enquadrados no crime de improbidade administrativa e poderão perder direitos políticos e ainda terem suspensos os repasses de recursos do governo federal.

 

Para o Conselheiro Substituto do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM), Ronaldo Nascimento os gestores precisam se atentar porque ainda existe município que não tem site na internet. “Gostaria de alertar aos prefeitos que ainda não possuem site que corram e façam para que sejam divulgadas as informações à população. Os municípios que ainda não possuem site ficaram com nota zero. 78 municípios ficaram com nota 1”, destacou.

 

O prefeito de Mulungu do Morro, Fredson Andrade também participou do encontro e contou sua experiência exitosa. O município foi a cidade melhor colocada no ranking da transparência do Estado da Bahia, com nota 8,3.

O 5º Encontro de Prefeitos vai até esta quinta-feira, dia 8, em Camaçari, com uma programação intensa de assuntos direcionados exclusivamente à prefeitos baianos. São parceiros da UPB nesta iniciativa o Governo do Estado, Sebrae, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Desenbahia, EGBA, Embasa, Funasa, Agersa, Nutricash, Arte e Cultura, E&L Sistema de Softwes, IPM Brasil/Alconta e Fundação Abrinq. Contribuir para a discussão do mandato 2017/2020 e fortalecer o diálogo entre as três esferas do poder (municipal, estadual e federal) estão entre os objetivos do evento.