Ministério orienta prefeitos sobre aplicação de recursos

Em fevereiro, chefes do executivo municipal poderão participar de encontros estaduais

O Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU) realiza, no dia 6 de fevereiro, o Encontro Município Transparente. O objetivo é orientar os prefeitos eleitos e reeleitos sobre a correta aplicação dos recursos públicos federais.

Os prefeitos interessados poderão se inscrever, a partir desta quinta-feira (12), no site do Ministério (http://www.cgu.gov.br/sobre/institucional/eventos/2017/encontro-municipio-transparente). O prazo vai até o dia 31 de janeiro.

O encontro será conduzido, na forma de capacitação, pelas equipes das Unidades Regionais do Ministério da Transparência nos 26 estados. O evento ocorrerá em todas as capitais, exceto no Espírito Santo e em Sergipe, que sediarão, respectivamente, nas cidades de São Mateus e de São Cristóvão.

O conteúdo programático inclui temas como: fiscalização nos municípios, orçamento, licitações e contratos, prestação de contas, ouvidoria, transparência pública, Lei Anticorrupção e atuação do controle interno na Administração Pública.

Durante o evento será apresentado o Painel Municípios, ferramenta que consolida dados produzidos pelo Ministério da Transparência desde 2012.

O site permitirá aos prefeitos, bem como a qualquer cidadão, encontrar informações sobre: relatórios de auditorias e fiscalizações já concluídas; valor de transferência de recursos federais; convênios celebrados com a União; denúncias recebidas; operações especiais; e relação de empresas declaradas inidôneas. O panorama buscará apoiar a gestão municipal e permitir à sociedade colaborar com o controle das ações dos seus governantes. (Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério da Transparência)