CFC e STN realizam treinamento de capacitação para profissionais

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e a Secretaria do Tesouro Nacional (STN) estão realizando, de 13 a 16 de fevereiro, na Escola de Administração Fazendária de Brasília (Esaf), em Brasília (DF), o curso de Alinhamento Técnico, que tem como objetivo atualizar instrutores que irão ministrar cursos promovidos pela STN e pelo CFC.

O treinamento, que recebe 20 participantes, é voltado para os servidores públicos das três esferas do Governo, contadores e outros interessados que atuam como multiplicadores. Com o treinamento, busca-se proporcionar capacitação técnica aos profissionais da contabilidade, com o intuito de ampliar as condições de desenvolvimento profissional.

O treinamento teve  início na tarde desta segunda-feira (13), ministrando o módulo Procedimentos Contábeis Orçamentários (PCO). Amanhã (14), Procedimentos Contábeis Patrimoniais (PCP) (Parte 1 e Parte 2); no dia 15 (quarta-feira), Procedimentos Contábeis Específicos (PCE) (Concessões de Serviços Públicos, Consórcios Públicos, RPPS, Dívida Ativa, Operação de Crédito e Fundeb e Precatórios; e Estrutura Conceitual da Contabilidade Aplicada ao Setor Público – Panorama Geral e Elemento das Demonstrações Contábeis; no dia 16 (quinta-feira), ocorrerá a apresentação de miniaulas.

Parceria com o CFC

Há quase 10 anos, o CFC mantém parceria com a Secretaria de Tesouro Nacional e, durante esses anos, vários eventos que contribuíram para o aprimoramento profissional foram realizados. Dessa parceria, destaca-se o lançamento, em 2017, da 7ª edição do Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP).A publicação, que visa auxiliar o processo de consolidação das contas públicas e a elaboração do Balanço do Setor Público Nacional (BSPN), foi lançada pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), neste início de ano, juntamente com as orientações para o envio de dados para o Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi).