Último dia para inscrições no I Fórum SICONFI

Objetivo do evento é discutir os assuntos relativos ao Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (SICONFI)

Terminam hoje (13) as inscrições para o I Fórum Siconfi, evento que será realizado pela Secretaria do Tesouro Nacional no dia 15 de março para discussão de assuntos relativos ao Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi). Dentre os temas que serão tratados no evento estão os impactos da aprovação da Lei Complementar nº 156/2016 no envio de informações de estados e municípios.

Por meio da realização do Fórum, o Tesouro Nacional busca reduzir divergências e incentivar a utilização do sistema em benefício da transparência da gestão fiscal, da otimização dos procedimentos para prestações de contas, da racionalização de custos nos entes da Federação e do controle social.

Além da aplicação da LC 156/2016, serão ainda discutidos no evento os aspectos legais do Siconfi, a revisão da legislação de requisitos mínimos para os Sistemas de Informação Financeira e de Controle (SIAFICs) e a estratégia de implantação de novas funcionalidades do Siconfi em razão da legislação.

 O I Fórum Siconfi tratará ainda do fluxo para geração da Declaração de Contas Anuais e dos Demonstrativos Fiscais a partir da Matriz de Saldos Contábeis (definição das regras de negócios dos demonstrativos); o mecanismo de compatibilidade entre o PCASP estendido e as informações contábeis e fiscais dos entes da Federação (Mecanismo de "De-Para") e a prática no Siconfi de como gerar os Demonstrativos Fiscais a partir da MSC.

São públicos-alvo do evento, que será realizado na ESAF - Brasília, os profissionais de contabilidade, da área de TI e outros profissionais envolvidos com prestações de contas dos entes Federados.

Confira aqui o Edital do evento