Financiamento da Saúde foi debatido durante iniciativa da CNM promovida nesta quinta-feira

Dúvidas sobre financiamentos da Saúde foram esclarecidas na segunda parte da Roda do Conhecimento, realizada nesta quinta-feira, 13 de abril. A equipe técnica de Saúde da Confederação Nacional de Municípios (CNM) deu orientações sobre a execução de políticas públicas no setor durante a iniciativa da entidade promovida nesta tarde. 

Na oportunidade, a Confederação apresentou mais informações referentes ao Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde (Siops), Financiamento dos Blocos de Financiamento e consultas que são disponibilizadas aos Municípios na página do Fundo Nacional de Saúde. A CNM também abordou na iniciativa formas de acesso às ferramentas do Sistema de Monitoramento de Obras (Sismob) do governo federal e deu orientações sobre como devem ser feitos os investimentos na Saúde.

A secretária de Saúde do Município piauiense de Corrente, Sinara Cibele, pediu um detalhamento de procedimentos a serem adotados na execução de ações de prevenção odontológica. Ela explicou que pretende avaliar o custo – benefício sobre a utilização de unidades móveis no atendimento à população da cidade. A secretária destacou a importância da iniciativa da CNM. “Foi bem proveitoso. Serviu para levantar mais meus conhecimentos.  Apesar de eu ser da área da Saúde, a gente precisa saber de muitas coisas e procurar entender como funciona como, por exemplo, a questão dos programas”, explicou.

A Roda de Conhecimento é realizada toda semana pela CNM e aborda um tema essencial para a gestão municipal. A iniciativa acontece na primeira segunda-feira de cada mês e em toda quinta-feira. Os gestores interessados em participar devem entrar em contato pelo telefone (61) 2101-6000.