Senhas para sistemas de prestação de contas em educação não chegam a novos gestores

Gestores municipais estão preocupados com a dificuldade para receber a senha de acesso ao Sistema de Gestão de Prestação de Contas (SiGPC) e ao Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (Siope). Ambos fazem referência a sistemas que recebem informações de prestação de contas da área de educação.

Desde o início do ano que os gestores eleitos e reeleitos estão sofrendo com essa situação. Eles fizeram o cadastro para atualização de dados e enviaram as documentações solicitadas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), responsável pelos sistemas.

No entanto, a senha não chega no email cadastrado pelo gestor, e quando os gestores enviam email solicitando a senha, o endereço definido pelo FNDE para o recebimento dessa demanda municipal encontra-se com a caixa de entrada “cheia”, impedindo assim que o gestor solucione o problema.

Diante de toda essa problemática, na tarde dessa quarta-feira, 4 de maio, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) enviou ofício para a presidência do FNDE em que solicita providências para este problema que atinge tantos gestores municipais.

Para a CNM é incompreensível que, após quatro meses do início do novo mandato, ainda existam Municípios sem acesso aos sistemas, que são de extrema importância para a gestão educacional como também para a liberação de recursos executados por esta autarquia.

A entidade entende que a demanda é grande, mas seria de fundamental importância a orientação a esses Municípios que estão com dificuldades para receber a senha de acesso.

Veja aqui o ofício.