Palestra sobre Gestão de riscos e controles internos na administração pública. Uma abordagem sobre risco operacional

Inscrições: 03/07 a 16/07 - Realização: 18/07/2018

De 18/07/2018 a 18/07/2018
Local: ESAF/BA - Edif. Ministério da Fazenda - Avenida Jequitaia, s/n - Bairro Comércio - Salvador/BA - presencial
SALVADOR - BA


Objetivo do evento
Sensibilizar servidores públicos e dirigentes de órgãos e entidades públicas acerca da importância e da necessidade da adoção de mecanismos que facilitem a implementação da Gestão de Riscos na Administração Pública, em consonância com a IN Conjunta MP/CGU nº 1, de 10/05/2016.

Objetivos Específicos de Aprendizagem

a) Apresentar conceitos e noções, assim como introduzir as principais ferramentas que poderão ser utilizadas para a implementação da Gestão de Riscos no âmbito da Administração Pública.

b) Avaliar as principais exigências contidas na IN Conjunta MP/CGU nº 1, de 10/05/2016 e a melhor forma de implementá-las.

c) Discutir a prática da Gestão de Riscos nas diversas atividades realizadas nos órgãos e entidades, assim como nas áreas específicas de atuação da Administração Pública.

d) Trabalhar de forma geral os conceitos do COSO ERM e da ISO 31000 sobre Gestão de Riscos.

d) Abordar as ações que deverão ser tomadas no tocante a controles internos, gestão integrada de riscos, compliance, governança corporativa e auditoria interna, segundo a ótica da gestão de riscos dos modelos COSO ERM e ISO 31000.

Público-alvo
Gestores, servidores e empregados públicos federais, estaduais e municipais

Pré-requisitos
Não há

Vagas
100

Tipo de oferta
aberto

Período de Inscrição
De 03/07/2018 a 16/07/2018

Valor da inscrição
Evento patrocinado pela ESAF. Não há cobrança de taxa de inscrição

Carga horária
8h

Horário
18/07/2018  - Início 80:30 - Fim 17:30

Conteúdo programático

a) Conceitos e noções, assim como introdução às principais ferramentas que poderão ser utilizadas para a implementação da Gestão de Riscos no âmbito da Administração Pública.

b) Principais exigências contidas na IN Conjunta MP/CGU nº 1, de 10/05/2016.

c) Prática da Gestão de Riscos nas diversas atividades realizadas nos órgãos e entidades, assim como nas áreas específicas de atuação da Administração Pública.

d) Conceitos do COSO ERM e da ISO 31000 sobre Gestão de Riscos.

d) Ações que deverão ser tomadas no tocante a controles internos, gestão integrada de riscos, compliance, governança corporativa e auditoria interna, segundo a ótica da gestão de riscos dos modelos COSO ERM e ISO 31000.

e) Áreas prioritárias para início da implantação da Gestão de Riscos em órgãos e entidades.

f)  Atuação do gestor frente ao Risco Operacional.

g) Fases de identificação de riscos e identificação de causas e efeitos.

h) Inovações trazidas por instruções normativas do Poder Executivo Federal, acórdãos do Tribunal de Contas da União (TCU) e métodos de gerenciamento e controle de riscos.

Para fazer sua inscrição, clique aqui

Facilitadores de aprendizagem
ANTÔNIO LÁZARO SOARES DO AMPARO

Atua como Auditor Federal de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União de 2004 até os dias atuais.  Possui Bacharelado em Ciências Contábeis pela UFBA; Especialização em Direito Público e Controle Municipal pela UNIBAHIA e Certificação Internacional ISSO 31000 (Gestão de Riscos). Atualmente cursa Direito pela UFBA. Como instrutor da ESAF, ministrou aulas recentemente de Ética no Serviço Público e Gestão de Riscos, além de ter atuado como Instrutor EAD na disciplina Auditoria e Controles Internos. Ministrou aulas na FUNDACEM (Fundação César Montes) dentro da disciplina Auditoria.

Contatos
Inscreva-se na Palestra sobre Gestão de riscos e controles internos na administração pública – uma abordagem sobre risco operacional

Em caso de dúvidas, entre em contato!

Coordenação de Cursos Abertos
Centresaf/BA

Email: cursosabertos.esaf.ba@fazenda.gov.br

Tel.: (71) 3254-5111 / 3254

Local do Evento

ESAF/BA - Edif. Ministério da Fazenda - Avenida Jequitaia, s/n - Bairro Comércio - Salvador/BA