Em reunião, UPB orienta gestão das finanças municipais na pandemia

Planejamento, contenção de gastos e relatórios de prestação de contas foram abordados na conversa on-line.

A União dos Municípios da Bahia (UPB) promoveu uma reunião on-line nesta quinta-feira (7) para orientar as prefeituras sobre "As Finanças Públicas Municipais no Cenário da Pandemia do Coronavírus". A conversa em plataforma digital permitiu a  secretários de Finanças, Planejamento, Administração, controladores e demais técnicos municipais, esclarecer dúvidas e trocar experiências com os especialistas em finanças.

A reunião foi mediada pelo coordenador Jurídico da UPB, Lucas Mollicone. Segundo ele, "a orientação é verificar o que cada município tem de despesa corrente que pode ser contingenciado, o que tem de recurso que está sofrendo impacto com a recessão econômica e fazer o necessário planejamento para que a administração siga prestando o serviço e cumprindo a legislação, uma vez que as incidências de fiscalização e controle do gasto público vão continuar".

O especialista em Finanças Artur Mattos, auditor fiscal do Município do Salvador e professor da Universidade Católica, foi um dos convidados para a conversa. Ele fez uma análise do cenário mundial, dos impactos nos municípios e ressaltou que os gestores precisam fazer o dever de casa e tocar as atividades, de preferência preparando um relatório de execução das ações de combate à Covid-19, mais detalhado e em separado, para um controle mais efetivo. O exemplo prático foi apresentado pelo economista Camilo Pinto, que atua como secretário da Fazenda e Planejamento de Candeias. Juntos eles analisaram também os ganhos que trarão a sanção do PLP 39/2020, aprovado pela Câmara e o Senado esta semana.