Integração de bancos de dados e informações pode melhorar políticas públicas

Brasília – Aproximar os dados do Sistema de Contas Nacionais, que é composto pelo Produto Interno Bruto (PIB), e os indicadores sociais para mensurar o bem estar da população brasileira. Este foi uma das propostas apresentadas pelo diretor de Pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Roberto Olinto Ramos, durante a Sexta com Debate, nesta sexta-feira (24). 

O diretor do IBGE defendeu que a integração de bancos de dados e informações pode apoiar a melhoria das políticas públicas. “As estatísticas e informações têm um papel importante que é apoiar as decisões em políticas públicas e dar segurança, diminuindo os riscos. Além disso, a informação é a memória, é um registro da história”, disse. 

“Durante muito tempo essas duas áreas não se falavam. Várias mensurações recentes da economia trazem a necessidade de compreender com alguma profundidade o que significa cada uma e qual a relação entre elas”, destacou o diretor. Roberto Olinto ressaltou ainda que esta necessidade integração também faz parte de um corrente internacional em apontar os gastos e investimentos no bem estar da população. 

“Podemos, então, olhar o que a macroeconomia pode nos dar em relação aos indicadores sociais, como o consumo das famílias, e trabalhar juntos numa grande estrutura de informações no qual o foco no bem estar seja preponderante, mas que possamos saber onde cada grupo de gastos das contas nacionais está alocado”, acrescentou Roberto Olinto. 

O Sexta com Debate é realizado, quinzenalmente, pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) com o objetivo de promover a discussão com especialistas sobre políticas sociais.