Abertas à gestores municipais as inscrições para a Cúpula Mundial de Líderes Locais e Regionais

De 12 à 15 de outubro, prefeitos, vereadores e técnicos municipais se encontrarão em Bogotá, para discutirem as agendas globais e trocarem experiências. Trata-se da Cúpula Mundial de Líderes Locais e Regionais, que será realizada dentro das atividades do 5º Congresso Mundial das Cidades e Governos Locais Unidos, na capital da Colombia.

As inscrições estão abertas até 15 de setembro. Estão sendo ofertadas tarifas promocionais para delegados e acompanhantes. A taxa para se inscrever garante a participação em todas as agendas do Congresso, como eventos sociais, entrada na Expo Bogotá, transporte dentro das rotas autorizadas e uma experiência na cidade que engloba programas culturais, turísticos, além de almoços e coffee breaks.

Serão debatidas no Congresso as questões mais urgentes no âmbito de governança local e sustentabilidade urbana e as soluções implementadas em âmbito local dentro de plenárias, foros políticos e atividades de intercambio em rede com os líderes presentes. Do encontro resultarão quatro resultados principais: A Agenda Global dos Governos Locais e Regionais para o Século XXI, o 4º Informe Mundial dobre a Democracia Local e a Descentralização (GOLD IV), Declarações de Bogotá e as Principais Recomendações dos Governos Locais e Regionais para Habitat 3.

Entender o que são esses temas e saber como implementá-los nos Munícipios contribuirá para o trabalho dos gestores municipais nos próximos anos. Também serão organizadas as eleições para os órgãos da organização mundial municipalista. Os presentes receberão instruções sobre como participar politicamente do movimento municipalista internacional, de maneira que sua liderança também seja exercida fora do seu País de origem.

Importância da participação
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) destaca a importância da participação de todos os gestores, uma vez que o evento reúnirá mais de três mil representantes de cidades, metrópoles e regiões da sociedade civil, do empresariado e do área acadêmica de diferentes partes do mundo.

Este será um ponto de encontro de referência para todos os líderes e responsáveis locais e regionais, onde poderão compartilhar experiências e interagir sobre diferentes temas de interesse comum.